Thursday, March 31, 2011

O senhor Miguel outorga

"Nenhum português deste século ficou a conhecer a realidade social da pátria se não passou pelos calabouços da P. I. D. E. ou por um tribunal político, mesmo só para testemunhar. Se nunca encarnou a liberdade fechado num curro, ou teve de defender o pensamento sentado no banco dos réus."
Lisboa, Boa Hora, 29 de Outubro de 1968.
Miguel Torga

2 Comments:

Blogger Alice said...

Caro Paulo, autoriza-me a colocar no facebook esta citação que aqui traz? Não a conhecia e gostava de a divulgar. Acho-a magnífica.

10:47 am, September 28, 2011  
Blogger Paulo G said...

My dear, of course you can.

Foi encontrada no Diário XI do Miguel Torga, na sequência do comentário à queda do Salazar. Um bom excerto, interessante e com pertinência actual:

«Mas quando o ídolo, ou o déspota, obrigado pela força ou pela erosão do tempo, é removido do pedestal, leva anos, às vezes séculos, a surgir outro.
De maneira que tão cedo não estamos em perigo de novo ditador, mesmo que a nostalgia de alguns o sonhe ressuscitado. Resta pertuntar o que vai ser agora do nosso espírito bambo, mole, incapaz de encontrar sozinho a tensão de que todo o espírito activo precisa. Sem hábitos de liberdade e aliviados da canga do opressor, que alimentava em nós, apesar de tudo, um salutar complexo de Édipo, a que outra razão de luta iremos pedir energias? Por quem substituiremos o pai tirano que combatíamos?"

10:02 am, October 02, 2011  

Post a Comment

<< Home